21 março, 2017

Primeiro Trimestre de Gestação

Olá mamães Ligadinhas!

Vamos falar um pouco deste momento que vai do exame positivo a 13ra semana de gestação.
Sem dúvidas  o momento mais importante para a vida de uma mulher é a descoberta de uma gravidez, mesmo aquelas que não planejaram, o sentimento é único e grandioso e com ele vem uma serie de emoções e preocupações.
O período mais delicado de uma gravidez é o primeiro trimestre, o qual exige mais da futura mamãe cuidados extremos, uso de algumas vitaminas e talvez tratamento de alguma enfermidade caso ela tenha.
''Como não se sabe a altura exata da concepção, a gestação é contada a partir da data de início da menstruação. Mesmo começando duas semanas após o início da menstruação, essas duas semanas não deixam de ser importantes...'' .


As mudanças começam logo na fecundação do espermatozoides no ovulo, o qual percorreu por uma semana na trompa e voltará para o útero de onde saiu logo após, para ali começar a produção de  progesterona e do HCG, sendo que , são responsáveis por retenção de liquido, e todos os primeiros sintomas de gravidez como os enjoos matinais, seios doloridos, cólicas, indisposição, digestão mais lenta, desejos de comer coisas estranhas para algumas, falta de apetite para outras, dor de cabeça e muita sonolência. Estes sintomas irão desaparecer no inicio do segundo trimestre e a futura mamãe logo ficará mais ativa e disposta.
Agora vamos falar o que acontece com o bebê no primeiro trimestre. É óbvio que é  no primeiro trimestre que o bebê se forma, ao longo da gestação o bebe cresce. E é na primeira semana que os órgãos principais aparecem, embora o coração só vá pulsar por volta da sétima semana. O bebê tem o tamanho menor que um grão de arroz, e a cabeça é do tamanho do corpo. No terceiro mês o bebe já esta com a forma de um ser humana, e ele já esta em constante movimento no útero , a mãe ainda não sente as ondas devido ser muito pequeno ainda.
Fiquem ligadas no próximo post, pois ainda daremos continuidade ao primeiro trimestre e seus cuidados para manter a gestação saudável.
 

Nenhum comentário: